VII Congresso Cearense de Geriatria e Gerontologia

VII Congresso Cearense de Geriatria e Gerontologia

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

VII CONGRESSO CEARENSE DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA

27 e 28 de setembro de 2024

TRABALHOS

REGRAS DOS TEMAS LIVRES

– Data Limite para recebimento dos resumos: 18/08/2024 (Prorogado para 25/08/2024)

Divulgação do resultado da avaliação: 14/09/2024

  • Certificados
  • Instruções para submissão de resumos
  • Temas
  • Modalidade de apresentação
  • Informações importantes
  • Instruções para preparação de resumos
  • Instruções aos trabalhos aprovados
  • Cronograma de exposição dos Pôsteres
  • Premiação
  • Publicação

Certificados

Os certificados de participação no evento serão disponibilizados a partir do dia 20/10/2024 através do site do evento.

Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão emitidos seguindo a ordem cadastrada de autores.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso.
  • É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscritos, caso houver.

Instruções para submissão de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

  1. É possível efetuar o pagamento no momento da inscrição do trabalho. O pagamento também poderá ser feito após a divulgação do aceite do resumo, com valor correspondente à data do pagamento, conforme tabela divulgada. Caso o trabalho não seja aceito e o autor já esteja inscrito no evento, poderá desistir da inscrição e requerer devolução do valor pago.
    a. O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.
  2. Acesse a área restrita, https://gerce2024.com.br fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
  3. Clique no menu “Meus Trabalhos”.
  4. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário on-line.
  5. Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Destacamos que, após o envio, não será possível efetuar quaisquer alterações no resumo. Reforçamos a importância de uma revisão cuidadosa antes da submissão final.
    a. O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário on-line. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;
  6. A exposição dos trabalhos será em Pôster Eletrônico;
  7. Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão “Sair”.
  8. Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas.
  9. Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.
  10. Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção “Lembrar Senha”.

Temas

  • Geriatria
  • Gerontologia

Modalidade de Apresentação

  • Pôster Eletrônico (E-pôster)
  • Apresentação Oral

Informações importantes

  • O resumo deve ser enviado em português, gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do mesmo.
  • O prazo para submissão dos resumos é: 25/08/2024
  • Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento, desde que atenda ao critério de limite de trabalhos por inscrição.
  • Serão aceitos o máximo de 03 (três) inscrições de trabalhos por congressista, sendo que o mesmo deverá, obrigatoriamente, fazer parte da lista de autores. Não haverá limite para participação na lista de autores de trabalhos inscritos por outros congressistas;
  • Poderão ser incluídos até 06 autores para cada resumo. Insira os autores na ordem desejada;

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores!

  • O resultado dos trabalhos será divulgado no dia 14/09/2024.
  • O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 10/09/2024. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.
  • Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.
  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificados, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.
  • Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela.
  • A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
  • A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.
  • O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

Instruções para preparação de resumos

  • O título deve ter no máximo 100 caracteres (incluindo espaços). Deve ser conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo.
  • O texto do resumo deverá ter no mínimo 150 palavras e no máximo 250 palavras (não inclui título e autoria/filiação).
  • PESQUISA ORIGINAL (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes etc.) devem ter as seguintes seções: Introdução; Objetivos; Método; Resultados; Conclusões.
  • RELATO DE CASO (relatos de caso, descrição de séries, etc.) devem contar com as seguintes seções: “Introdução, “Relato de Caso” ou “Descrição de série”. O relato de um caso é pertinente quando a entidade diagnosticada é rara, o tratamento é pioneiro ou tem alguma inovação, ou o resultado é inusitado.
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA deve apresentar as seções: Introdução; objetivo, método, resultados da experiência ou inovação, discussão e conclusão.
  • REVISÕES (estão incluídos nesta categoria: revisão sistemática, revisão integrativa e revisão de escopo). Devem ter as seguintes seções: Introdução; Objetivos; Método; Resultados; Discussão; Conclusões.
  • A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
  • O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
  • Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão on-line do resumo.
  • As instruções se aplicam para os trabalhos enviados para a modalidade pôster.
  • Referências, agradecimentos e ajuda financeira não devem ser inclusos no resumo. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
  • 3 palavras-chave deverão ser encaminhadas, baseada na terminologia adotada pelo DECS, MeSH ou EMTREE (consulte o link: http://decs.bvs.br).
  • Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
  • Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.
  • Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.
  • A SBGG, e as Comissões não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres digitais, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

Instruções aos trabalhos aprovados

Modalidade Oral

Serão selecionados para a apresentação oral os melhores trabalhos avaliados – 03 (três) da Geriatria e 03 (três) da Gerontologia.

INFORMAÇÕES DE APRESENTAÇÃO

  • Tempo de apresentação: 10 (dez) minutos para apresentar e 5 (cinco) minutos para perguntas e respostas.
  • Template Trabalho Oral: todos os slides devem ser apresentados em template do evento que está disponível para download nesta página. 
  • Número de slides: Não há limites, desde que o autor não ultrapasse o tempo de apresentação estipulado. 1º SLIDE com título, dados de identificação do trabalho e nome dos autores. Demais slides, livre.
  • Conteúdo da Apresentação: deverá contemplar uma síntese do trabalho contendo itens como: título, relação dos autores, instituição, introdução, objetivos, método, resultado e conclusões. É permitida a inclusão de imagem/figura/gráfico/etc.
  • Dia e horário da apresentação: Verificar no site desta página, o horário e data da sua apresentação Oral e/ou na grade de programação do evento https://gerce.com.br/programacao (conforme link do site gerce)

Obs.1: Para verificar o dia e horário de apresentação, usar apenas um dos parâmetros de busca. Área ou Código ou Título, ou nome do autor. Sugerimos fazer a busca por um dos sobrenomes do autor da submissão. 

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Será disponibilizado no site do evento:  https://gerce.com.br/minha-conta, um sistema que permitirá a submissão dos slides para a apresentação oral e confirmando presença no Mídia Desk  até 01 hora antes do horário da atividade.
  • O apresentador deverá estar na sala de apresentação, com o mínimo de 15min de antecedência. Não haverá tolerância de tempo para chegada de apresentador. Se não estiver presente no momento da chamada, o trabalho não poderá ser apresentado.
  • Observe as orientações para manter o trabalho classificado para premiação e recebimento de certificado.
  • É de responsabilidade do apresentador verificar se o seu trabalho está na lista de apresentação. Não serão aceitas reclamações no local do evento.
  • Qualquer um dos AUTORES poderá fazer a apresentação do trabalho, desde que este esteja com a inscrição paga no VII GERCE.

Obs.2: Em relação aos trabalhos aprovados para apresentação na modalidade oral na categoria de Geriatria, o(a) apresentador(a) deverá, necessariamente, ser médico ou estudante de medicina.

Obs.3: Em relação aos trabalhos aprovados para apresentação na modalidade oral na categoria de Gerontologia, o(a) apresentador(a) deverá, necessariamente, pertencer a uma área profissional distinta da medicina ou ser estudante de outra área que não a medicina.

Modalidade Pôster Eletrônico (E-pôster) – TOTEM

As apresentações dos trabalhos aprovados nesta categoria, ficarão disponíveis nos totens em formato de pôster digital. Para essa categoria, não há apresentações com datas e horários específicos. Sugerimos que os autores estejam próximos aos totens nos horários de intervalo para eventual apresentação, sendo de livre escolha do autor, estar ou não presente nos intervalos. 

Formato de arquivo para envio de pôsteres template: padronizado com a identidade do evento, disponível para download em Power Point, ao lado direito desta página e já com a configuração correta. Fonte e tamanho à critério do autor. 

Máximo de 1 página, incluindo título. Demais dados pode ser feito um QRCode.  O arquivo deverá ser salvo em PDF com o nome do autor principal e não poderá conter caracteres como pontos, vírgulas, traços, hífen, cedilhas, acentos, etc.

ESTRUTURA DO CONTEÚDO

O pôster deverá contemplar uma síntese do trabalho contendo os seguintes itens: título, relação dos autores, instituição, introdução, objetivos, método, resultados e conclusões. É permitida a inclusão de imagem/figura/gráfico/tabela, etc.

PRAZO PARA ENVIO 

O arquivo EM PDF com conteúdo do pôster, deve ser enviado através da área de inscrito do autor que submeteu o trabalho, impreterivelmente até 12/09/2024 até às 18h. Não serão aceitos envios por e-mail e após o prazo estipulado.

– Acessar sua área de inscrição (autor que submeteu o trabalho)

– Clicar no link de trabalhos

– Anexar o PDF ao lado do título do trabalho. 

Obs.4: Busca por trabalho aprovado Pôster (A partir 04 de setembro): Verificar no site o trabalho aprovado na categoria E-pôster. 

Obs.5: Para verificar se o seu trabalho está aprovado, usar apenas um dos parâmetros de busca. Área ou Código ou Título, ou nome do autor. Sugerimos fazer a busca por um dos sobrenomes do autor da submissão. 

ATENÇÃO: A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.

Cronograma de exposição dos Pôsteres

Todos os trabalhos aprovados para a modalidade pôster eletrônico ficarão expostos durante os dois dias do Congresso, durante todo o período do evento. Em breve mais informações serão divulgadas.

Premiação

  • O melhor trabalho na categoria Geriatria receberá o prêmio Dra. Maria Helena Aires.
  • O Melhor trabalho na categoria Gerontologia receberá o prêmio Prof. Maria Gomes de Queiroz.

Observações finais

  • Os nomes dos autores e coautores devem ser revisados e enviados corretamente, pois o certificado do trabalho científico será emitido conforme o nome cadastrado, lembrando que será emitido um único certificado por trabalho.
  • Destacamos que, após o envio, não será possível efetuar quaisquer alterações no resumo. Reforçamos a importância de uma revisão cuidadosa antes da submissão final.